top of page

Cartéis

     Na ata de Fundação da Escola Freudiana de Paris, Lacan propõe o cartel como um dos dispositivos que facilita a entrada ao discurso da psicanálise. A estrutura de funcionamento do cartel está regida por uma lógica nodal, que possibilita o trabalho com outros, a partir do qual um trabalho em nome próprio, e não coletivo, deve advir, se possível, e poderá ser apresentado nas jornadas de cartel. Trata-se, como no nó borromeano, de uma escritura suportada pela estrutura do inconsciente e sua lógica. O cartel é uma porta de entrada em relação ao discurso da psicanálise e à formação do analista.

    O dispositivo constitui-se a partir de 3, 4 ou 5 pessoas, que se reúnem, de preferência em torno de um tema, em transferência e elegem o +1, que deverá, necessariamente, ser membro da escola. A inscrição do cartel é feita pelo +1 na secretaria da escola. O cartel terá a duração de, no máximo, 2 anos.

     Sendo a estrutura do cartel borromeana, x + 1, sua constituição ocorre a partir de certas condições como: a do enlace mínimo de 3 + 1, o de justa medida de 4 + 1, podendo chegar a 5 + 1; a de ter um tema comum e uma delimitação de tempo para sua dissolução, sendo a duração máxima de dois anos. Trata-se de um trabalho que chega a um produto próprio de cada um a ser exposto periodicamente para a Escola.

     Esperamos com entusiasmo que em 2025 haja não só formação de novos cartéis, mas também que possamos no “fazer escola” encontrar suporte para as dificuldades próprias à prática dessa experiência. Lembramos que os componentes do conjunto não precisam ser participantes da Escola, embora o +1, que, “podendo ser qualquer, é um”, faça a inscrição do cartel na secretaria, precise ser escolhido entre os membros da Escola.

 

14/04/2025, segunda-feira, às 19h30 – Reunião do Cartel da Escola, com o tema: “O cartel: dobradiça da psicanálise em intensão com a psicanálise em extensão”.

 

25/08/2025, segunda-feira, às 19h30 – Reunião do Cartel da Escola, com o tema: “O cartel e a política da circulação do saber entre o singular e o coletivo na escola”.

 

13/12/2025, sábado, às 9h – Jornada de Cartéis e Encerramento das Atividades de 2025.

 

Clique no link abaixo para acessar o material relacionado:
 

E-BOOK CARTEL 1ª REUNIÃO

E-BOOK CARTEL 2ª REUNIÃO
 

bottom of page