top of page

Textos Freudianos Fundamentais

PRÁTICA DE LEITURA

“Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental” (1911) e “O manejo da interpretação de sonhos na psicanálise” (1911)

 

1as e 3as segundas-feiras, 19h30.

On-line pelo Zoom.

    

     Essa atividade tem sua importância na dinâmica de trabalho, da Escola, com sua organização específica, pensada para o funcionamento on-line, conforme situado a seguir.

     . Para cada encontro, com duração de uma hora e quinze minutos, uma parte do texto de Freud selecionado será destacada e levada para discussão do dia. Essa parte é informada previamente aos inscritos, por e-mail, para que todos possam fazer a sua leitura.

     . As partes destacadas do texto de Freud a ser trabalhado irão se somando, a partir dos vários encontros e tempos de trabalho, até chegarmos ao final da leitura do artigo em questão.

     . Os participantes, a cada dia de atividade, inscrevem-se no chat para fazer seus comentários, trazer as suas questões, seus acréscimos, enfim, o que considerarem importante ressaltar com base na leitura que fizeram ou nas questões que lhes retornem a partir da discussão. As falas têm no máximo dois minutos de duração. Porém será possível inscrever-se outras vezes, ou seja, quantas vezes se façam necessárias.

     É importante ressaltar que as perguntas não se dirigem a alguém específico, mas destinam-se a destacar pontos importantes e de dificuldade na leitura que circulam na dinâmica do dia. Um coordenador diferente a cada encontro organizará os passos da dinâmica desse dispositivo e orientará a ordem das inscrições para as falas. O trabalho de leitura realizado será a resultante do efeito, para cada um, das intervenções feitas pelo conjunto de participantes.

     Após três anos de trabalho, podemos dizer que nos mantemos no torneio de falas, produzindo um rigor de leitura que faz dessa prática um dispositivo de interlocução e transmissão dos conceitos fundamentais da psicanálise.

     Para esse ano, escolhemos, para começar, dois dos artigos sobre técnica de Freud.

 

Coordenação: Antonia Magalhães, Cássia Fontes Bahia, Gracinda Peccini, Iaci Torres Pádua, Isabel Considera, Maria Auxiliadora Bragança de Oliveira e Sonia Damasceno.

bottom of page